<$BlogRSDURL$>

Sunday, April 25, 2004

VIVA A MORALIDAE

Falemos de coisas sérias como por exemplo moral. Por vezes apetece-me rir pelo insulto que tentam fazer a minha inteligência. Todos e mais alguns apregoam...é preciso ter moral - afinal que palavra é essa e qual o seu significado?
Suponho que moral é mesmo que cumprimento de regras que podem ser religiosas ou juridicas. Extrapolando um pouco mais chegamos a ética que tambem será a maneira mais actualizada de falarmos do mesmo. Outra vertente da moral é a idoneidade.
Para se exigir moral a alguém, previamente teremos que a ter caso contrário não fará qualquer sentido, porque cairemos no ridiculo. É para aí que vai o meu riso...poupem-me, não me insultem e cresçam.
Todos já violamos leis, regras e uma série de conceitos éticos...aliás fazêmo-lo constantemente e com uma frequência inimaginável, basta para isso conduzirmos o nosso automóvel. Transgredimos regras de transito a todo o momento, chamamos nomes a quem não conhecemos e a grande imoralidade chega quando pomos a nossa vida em jogo por excessos. Pergunto, onde fica ou onde está a nossa moral? Arriscamos o nosso bem estar e dos que dependem de nós pelo simples prazer de transgredir e satisfazer o nosso ego...somos os maiores, conduzimos bem e adoramos ser rapidos, mas esquecemos que se fossemos realmente moralistas, não poriamos a nossa vida em jogo por tão pouco. Não nos esqueceriamos se algo de grave nos acontecer as pessoas que dependem da nossa vida e do nosso bem estar ficariam profundamente afectadas com a nossa ausência ou incapacidade.
Sempre disse que prezo a coerência, mas há quem faça de estandarte a sinceridade que implica obrigatoriamente a moralidade.
Talvez tal como todos não tenha moral suficiente para criticar quem assim vaticina, mas acho que é cinismo levado ao extremo e demagogia para engano próprio ou publicidade enganosa para convencimento alheio. A moral é subjecticva e não é aplicavél para quem quer sincero e justo. Deixemos a moral para a religião porque essa não tem nada de palpável e porque baseia-se na fé que não tem nada de lógico. Nós não somos perfeitos. Quanto a mim, para viver temos que errar porque os erros fazem parte da vida e só assim nos tornamos humanos.
Não quer dizer com isto que desatemos a fazer disparates sobre o pretexto de que estamos viver. Não, não é isso. Temos que perceber que nem tudo que se diz que é moral traz o nosso beneficio ou bem estar. Quem é inteligente e aprecia a vida percebe que o que é bom e sabe-nos bem, a maior parte das vezes, é considerado imoral...não é por acaso que se diz - "o fruto proibido é o mais desejado". Nós nascemos para viver e não para moralizar.
Eu adorava ser um pouco menos ilucidado e um pouco mais estupido, mas infelizmente
sou o que sou, um bronco com ideias do outro mundo e não aplicáveis na pratica.
Sinceramente estou chocado com tanta barbaridade e disparates que tenho ouvido, talvez um dia venha a conhecer ou a perceber esse conceito nobre, que é a moral. Até lá vou-me rindo dessa idiotice, como se tratasse de uma anedota.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?