<$BlogRSDURL$>

Friday, February 27, 2004

A MAIA, O ZÉ E O CHIQUINHO

Imaginemos o seguinte - a abelha Maia conheceu o zangão Zé há 10 anos e casou-se com ele há 8. A Maia é hoje o total da soma de vários parcelas das quais o Zé também faz parte. O que são parcelas?
Para simplificar vamos considera-las como sendo um dia da nossa vida. Assim sendo, o nosso dia é constituído por várias sub-parcelas, que serão, os nossos amigos, o trabalho, os filhos, marido, etc... Cada um desses elementos assumirão um determinado valor que é atribuído por nós consoante a importância que lhes damos.
Por termos considerado que a nossa soma é diária, a cada novo dia o ciclo repete-se e consequentemente o nosso total vai aumentado, ou seja, vamos acumulando tudo o que nos vai acontecendo.
Normalmente os elementos não sofrem grandes alterações ao longo dos anos, consideramos, quase sempre da mesma forma, o nosso marido ou trabalho, portanto, o valor é sempre o mesmo e o peso que têm na nosso soma também não varia. Isto até ao dia em que nos surge qualquer coisa de novo que vem acrescentar e alterar a parcela.
A Maia viveu durante muito tempo, tendo como sub-parcelas sempre os mesmos elementos, até que um belo dia surgiu-lhe o zangãozinho Chiquinho que redimensionou a sua soma. É claro que o Chuiquinho começou com um valor baixinho em relação aos outros até chegar a uma dimensão considerável.
Não é normal, por exemplo, somarmos 5 durante anos e de repente, começarmos a ter um numero superior e, mais complicado é notarmos que a sub-parcela recente tem um valor maior que o das outras que já existiam.
O primeiro ponto é aceitarmos e evitarmos tentar subtrair algo para conseguirmos o mesmo total que sempre tivemos. Temos que recalcular aumentando a nossa cota diária.
Nunca subtrair porque o valor da soma é inalterável, temos que perceber que o que já existe tem um valor global superior embora a sua participação dia-a-dia seja inferior a do elemento recente.
A Maia tem o zangão Zé que tem uma conta alta, porque há muitos anos que é sub-parcela e tem somado sempre , apesar de agora somar pouco diariamente.
A Maia recentemente adquiriu o Chiquinho que tem uma conta baixa, porque soma há pouco meses, apesar de somar muito todos os dias.
A Maia passou a ter dias mais valiosos porque o Chiquinho veio incrementar as suas somas diarias e por consequência tem uma vida mais rica.
Na vida somamos factos e multiplicamos emoções e sentimentos, mas essa explicação fica para a próxima (se me derem oportunidade para tal)
Isto é tudo ficção, qualquer semelhança com factos reais é pura coincidência





This page is powered by Blogger. Isn't yours?